quarta-feira, 30 de março de 2011

Dublê diz que Natalie Portman do Filme Cisne Negro fez 5% das cenas

Uma disputa foi travada nos bastidores do cinema. A bailarina Sarah Lane afirma que a atriz não é um prodígio e o diretor do longa confirma a atuação de dança da atriz.
Vinícius Cardoso

Natalie em cena. Fake ou real?

Natalie Portman foi o nome feminino do Oscar 2011. O desafio de encarar um drama psicológico recheado de imagens de arte deu a ela a estatueta de melhor atriz. Mas agora a disputa entre bailarinas encenada no filme Cisne Negro saltou para a vida real. A americana Sarah Lane, responsável pela dublagem corporal de Nina Sawyers, foi aconselhada a não dar entrevistas antes da cerimônia do Oscar. Mas agora contesta as habilidades de Natalie no longa que arrebatou o público, enquanto o diretor do longa, Darren Aronofsky, afirma que das 139 cenas de dança, 111 são encarnadas pela atriz.

“Das imagens de corpo inteiro, diria que Natalie está 5%. Todas as outras foram feitas por mim”, diz a bailarina. “Eles queriam criar a ideia de que ela é um prodígio, ou tão talentosa e esforçada na dança que teria se tornado uma bailarina em um ano e meio, só por causa do Oscar. Isso é depreciativo para a profissão, não só para mim. Venho fazendo isso há 22 anos”, resumiu Sarah Lane ao Entertainment Weekly.

A bailarina Sarah Lane nos bastidores da gravação de Cisne Negro

A bailarina de 27 anos, que é solista do American Ballet Theatre, de Nova York, participou de seis semanas de gravação do longa, e seus comentários, dados na última sexta-feira, vêm em resposta a Benjamin Millepied, coreógrafo do filme e noivo de Natalie. “Alguns artigos falaram da dublê, o que faz parecer que essa bailarina teria feito a maior parte do trabalho, mas ela fez somente os takes dos pés, os fouettés e uma diagonal. Honestamente, em 85% do filme era Natalie”, disse Benjamin ao Los Angeles Times.

Este número foi refutado por Sarah Lane na entrevista ao EW, completando que a atriz nem se parece com uma bailarina profissional e não consegue ficar na ponta dos pés. “Dou sim crédito a ela, porque em um ano e meio ela perdeu peso e tentou realmente se sentir como uma bailarina. Ela é uma ótima atriz”, completa. “Sei que não é pessoal contra mim. É uma questão política”, resume a bailarina.

Atualização

O diretor de Cisne Negro, Darren Aronofsky, disse ontem (28/3) ao Los Angeles Times que Natalie Portman é sim a estrela do longa. "Fiz meu editor contar as tomadas. São 139 cenas de dança no filme. 111 são Natalie Portman sem retoques. 28 são sua dublê, Sarah Lane. Se você fizer as contas, são 80% da Natalie Portman. Julgando pelo tempo, mais de 90% são dela", resumiu. “E para deixar claro, Natalie fez os passos de ponta usando sapatilhas de ponta. Isso é completamente ela sem nenhuma mágica digital. Estou respondendo às alegações para acabar com essa história e defender minha atriz. Natalie suou muito e muito tempo para alcançar uma incrível performance física e emocional.”

Natalie Portman em cena de Cisne Negro

Sarah Lane em cena para a revista Elle


Nenhum comentário:

Postar um comentário