terça-feira, 11 de novembro de 2014
A loja Milenium apóia o esporte e ilustra a matéria com o atleta Vitor Anfrizio
A loja Milenium apóia o atleta Vitor Anfrizio, que pratica natação e é um exemplo de disciplina, coragem e garra neste esporte tão concorrido e ainda pouco valorizado no Brasil. Nesta entrevista, Vitor relata seus sonhos, sua opinião sobre a natação, o apoio da família e ainda deixa uma motivadora mensagem para os jovens que desejam praticar a natação.
Loja Miilenium - O que lhe motivou a prática do esporte e em particular a natação?
Vitor - Sempre fui muito ligado à esportes, desde pequeno. Vim de uma família de desportistas (futebolistas, ginastas, voleibolistas etc.), então, foi-me passado todos esses valores ligados ao esporte. Comecei no futebol/futsal, como começava quase todo menino da minha idade. Pratiquei capoeira, também. Mas, em 2008, comecei a nadar, no CPA, com meu grande amigo Marcus Vinicius, pra competir no JEPA (Jogos Escolares de Paulo Afonso). Daí, foi amor à primeira vista!
Loja Milenium - Quais são seus planos na natação a médio e longo prazo?
Vitor - Meu plano "eterno" é tentar conciliar a faculdade com a natação. Fora isso, todas as competições do ano fazem parte de pequenos planos (ou ciclos). Escolho 2 ou 3 competições maiores para basear a periodização do meu treino em cima delas. Os maiores focos, agora, são os Brasileiros que, geralmente, acontecem em Abril, Agosto e Dezembro, e o mundial de 2016, que será em Windsor, no Canadá.
Loja Milenium - Quem são seus apoiadores na natação e como você define a parceria atleta x empresa no esporte?
Vitor - Sou patrocinado pela Loja Milenium, que me ajuda de uma forma significativa com as despesas do esporte, e pelo Bolsa Atleta, do Governo da Paraíba. Acredito que, mesmo nos dias de hoje, ainda falta uma visão de futuro por parte da maioria das empresas do Brasil, principalmente no interior, onde ninguém visa o "longo prazo". Mesmo tendo custos relativamente baixos, o atleta sempre receberá muitos "não", e tem que lidar com isso. A questão nem sempre é só o dinheiro, ou a propaganda, mas a empresa fica bem visada por ajudar na formação do caráter do atleta, e o atleta ganha um estímulo a mais para continuar a luta.
Loja Milenium - Quais foram suas vitórias mais importantes na natação e qual seu sonho a ser conquistado neste esporte?
Vitor - Nem sempre as maiores vitórias são as mais importantes. As minhas mais importantes foram no N/Ne de piscina longa, em 2013, em Fortaleza, que me posicionou no topo no Norte/Nordeste, e no N/Ne de piscina curta, do mesmo ano, em Maceió. Foi essa competição que me posicionou entre os 20 melhores do Brasil, nas minhas provas. Meu maior sonho é chegar à seleção brasileira, representar o país em alguma competição à nível mundial (Olimpíadas, Mundiais, Sulamericanos etc.). Trabalho duro com meu técnico Davi Silva, Meu preparador físico Filipe Alcântara (que é Pauloafonsino!) e minha nutricionista Camila Ferreira, para chegar mais perto desses sonhos.
Loja Milenium - Qual a importância do esporte para a qualidade de vida do ser humano?
Vitor - Primeiramente, sem sombra de dúvidas, a questão da saúde. Manter seu corpo com exercícios constantemente, com alimentação regrada - mas longe dos extremos - com um bom descanso. Quando fui morar em Aracaju, para nadar, fui morar só. Ali, tive que aprender a me virar na casa: lavar, passar, varrer e, uma que é uma das minhas paixões, que é cozinhar. Você também aprende a ter disciplina com os horários (de treino, de alimentação), resiliência e muita persistência. Hoje em dia, agradeço por tudo que aprendi e continuo aprendendo nesses anos de natação.
Loja Milenium - Na sua concepção qual a importância do apoio da família para o crescimento e desenvolvimento do atleta?
Vitor - O apoio da família é imprescindível! Sem o apoio da minha família, por exemplo, eu não teria saído de casa aos 15 anos, não teria treinado em Aracaju e, hoje em dia, não teria aprendido e conquistado tudo que tenho hoje. A família tem que acompanhar o atleta de perto, sempre que possível. O suporte (emocional, principalmente) que recebo da minha família é a melhor coisa que posso receber.
Loja Mileniu - Que mensagem você deixaria para os jovens que querem investir no esporte.
Vitor - Primeiramente, tem que ter gana, vontade e disciplina. A vida de atleta não é pra qualquer um. Você vai abdicar de muita, MUITA coisa, se quiser ser um atleta de ponta. Não deixe a peteca cair, se esse é o seu sonho. Corra atrás, pesquise, estude muito sobre seu esporte, sobre todas as variáveis (treino, nutrição, descanso) que fazem total diferença na sua performance e, acima de tudo, tenha sempre muita vontade de viver bem. O esporte é muito importante, mas não é tudo na vida. Sempre mantenha o equilíbrio das coisas, pois a vida é uma só!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário