quarta-feira, 9 de maio de 2012

O que aprendi com a mulher mais elegante do Brasil (e minha mãe)

 por LUCIANA FLORENCE

Consuelo Blocker conta o que herdou de moda e beleza de Costanza Pascolato. Anote as dicas preciosas do maior ícone de elegância do país.

 

Dia das Mães é sempre inspirador, não é? Agora, imagina essa data para a filha de uma das mulheres mais elegantes do país? E não é exagero não. Costanza Pacolato já recebeu até elogios dos tops blogueiros Scott Schuman, o Sartorialist, e de Garance Doré, que a chamou de “uma de suas estrelas das semanas de moda”. E já que o próximo domingo é também o dia dela, corremos atrás de Consuelo Blocker – que segue os passos da mãe e escreve sobre moda em seu blog – para aprender alguns segredinhos de estilo e beleza que recebeu de sua mamisa, como costuma chamá-la. Pegue o caderninho, uma caneta e anote tudo!

Estilo
“Talvez eu tenha sido influenciada por ela no gosto pelo visual básico, mas muito bem pensado. Quase sempre investimos no look todo preto, com alguma peça-chave que pode ser uma joia, uma bolsa ou um sapato, acompanhado por um item de alfaiataria (blazer ou manteau) espetacularmente bem feito. Aprendi muito observando o jeito que ela se arruma, que ela carrega a peça e o respeito que ela tem por cada objeto que admira. Moda para a minha mãe é uma paixão, quase uma filosofia, e cada look tem que ser criado com atenção, rigor, respeito e amor.”

  

Beleza
“Ela me ensinou a nunca dormir maquiada. Mas isso não conta quando o namorado dorme em casa, é claro. Quando se casou, minha mãe levantava de mansinho meia hora antes do meu pai, se maquiava, colocava aplique e voltava à cama. Para completar, arrumava o cabelo como em um filme no travesseiro. Assim, quando meu pai acordava, ela estava linda. Morro de rir pensando na cena, mas é essa atenção aos detalhes que ela me passou… Certa vez ela contou que Paul Newman, no final de cada banho, tomava uma ducha de água fria. Eu faço isso sempre. Colabora com a circulação e acho que ajuda muito a diminuir a celulite.”

Inspiração
“Já me inspirei muitíssimo na minha mãe. Gosto do cabelo, da elegância, da postura…quem não se inspira nela? Mas ao mesmo tempo, sendo filha de uma mulher forte e linda, o querer se espelhar nela é tão forte quanto o querer ser diferente para acharmos a nossa própria identidade. Hoje encontrei o meu estilo pessoal e me sinto muito bem na minha pele. Adoro ver o que ela usa, mas o meu estilo é o meu, um pouco mais esportivo e sensual.”

Um não, que vale por muito
"Nos anos 70, quando eu tinha mais ou menos uns seis anos, disse para minha mãe que gostaria de uma bota branca de verniz com zíper na lateral, como a da Wanderléia. Foi a única vez que ouvi um "não" seco e sonoro dela…acho que aprendi muito com essa sua reação (risos).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário